Histórico

Home / Sobre Nós / Histórico

A Associação Antialcoólica do Estado de São Paulo é uma entidade sem fins lucrativos e direcionada exclusivamente para a reabilitação do alcoólatra e do dependente químico. Visa também a uma ampla difusão dos princípios antialcoólicos e antitóxicos.

Não tendo vinculo político, religioso, sem preconceito de raça, cor ou social,  congrega pessoas de ambos os sexos, que tiveram problemas com a bebida alcoólica e outras drogas. 

Destacamos algumas caracterìsticas: o alcoolismocrônico, embriaguês habitual, periódica e ocasional.

A AAESP é reconhecida de utilidade Pública pelos três órgãos: Municipal, Estadual e Federal não é contra quem fabrica, vende ou ingere a bebida alcoólica, e sim a favor de quemqueira deixar de beber.

Sua fundação foi no ano de 1950 com o nome: Associação Antialcoólica de São Paulo.Situada inicialmente na Rua 15 de Novembro,  em seguida na Rua Senador Feijó,  depois na Avenida Nove de Julho, onde dividia o local com a Guarda Mirim (Casa do Pequeno Trabalhador). Vindo a ser impedida de usar o local, os diretores da época chegaram a atender interessados até mesmo na rua, sob o viaduto. Dali transferiu-se para a Rua Álvares Machado, depois para a Rua Vergueiro.

Neste local formou sua primeira diretoria composta pelos seguintes companheiros:


Presidente: Sr. Álvaro Pauperio,
Vice Presidente: Dr. Ájax Walter César Silveira,
Secretario: Dr. Benedito Mendes dos Reis,
Tesoureiro: Sr. Wilson Modesto Pedoti.

 Estatuto Social da Entidade foi elaborado pelo advogado Dr. Rui Mendes dos Reis.

Entre outros nomes, destacamos os que participaram diretamente da organização e instalação da entidade:

Dr. Gumercindo Fleuri, Doutor Jamis Ferraz Alvim, Doutor Flaminio Fávero e o Senhor Santo Grasso, este último o único do grupo portador da doença alcoolismo. Os demais eram idealistas condoídos com a situação do alcoólatra, que em seu desespero não tinha a quem recorrer.

A Associação Antialcoólica nos dias atuais, conta com 90 Núcleos e três Regionais por todo o Estado de São Paulo.

Atualmente a  Associação Antialcoólica do Estado de São Paulo tem sua Sede Central no endereço: Baixos do Viaduto Dona Paulina S/N. Centro de São Paulo.

Este histórico é baseado em depoimentos de seus fundadores,  que participaram diretamente da criação de nossa Entidade, sendo alguns depoimentos verbais, e outros declarações por escrito, de nossos fundadores. Destacamos o Dr. Ájax Walter César Silveira, o ultimo dos fundadores que permaneceu entre nós até a pouco tempo.