gallery/a2
ASSOCIAÇÃO ANTIALCOÓLICA DO ESTADO DE SÃO PAULO

 

HISTÓRICO

 

A Associação Antialcoólica do Estado de São Paulo é uma entidade sem fins lucrativos e direcionada exclusivamente para a reabilitação do alcoólatra, dependente químico é também para ampla difusão dos princípios antialcoólicos/tóxicos.
Não tendo vinculo político, religioso, e sem preconceito de raça, cor ou social, e congrega pessoas de ambos os sexos, que tiveram problemas com a bebida alcoólica. Tendo o alcoolismo, algumas características destacamos: o alcoolismo crônico, embriagues habitual, periódico e ocasional. A AAESP é reconhecida de utilidade Pública pelos três órgãos: Municipal, Estadual e Federal não é contra quem fabrica, vende ou ingeri a bebida alcoólica, e sim a favor de quem queira deixar de beber.
Sua fundação no ano de 1950 com o nome: Associação Antialcoólica de São Paulo funcionava, inicialmente na Rua 15 de Novembro, e em seguida na Rua Senador Feijó e depois na Avenida Nove de Julho, onde dividia o local com a Guarda Mirim (Casa do Pequeno Trabalhador),por fim impedida de usar o local. Os diretores da época chegaram a atender interessados até mesmo na rua, sob o viaduto, dali transferindo-se para a Rua Álvares Machado, depois para a Rua Vergueiro, onde finalmente formou sua primeira diretoria composta com os seguintes companheiros:

Presidente: Sr. Álvaro Pauperio,
Vice Presidente: Dr. Ájax Walter César Silveira, 
Secretario: Dr. Benedito Mendes dos Reis, 
Tesoureiro: Sr. Wilson Modesto Pedoti.

O Estatuto Social da Entidade foi elaborado por: Dr. Rui Mendes dos Reis, advogado.

Entre outros nomes, destacamos os que participaram diretamente da organização e instalação da entidade:
Dr. Gumercindo Fleuri, Doutor Jamis Ferraz Alvim, Doutor Flaminio Fávero e o Senhor Santo Grasso, este último o único do grupo portador do problema alcoolismo, os demais eram idealistas condoídos com a situação do alcoólatra, que em seu desespero, não tinha a quem recorrer.
A Associação Antialcoólica nos dias atuais, conta com 90 Núcleos e três Regionais por todo o Estado de São Paulo.
A Associação Antialcoólica do Estado de São Paulo tem sua Sede Central hoje no endereço: Baixos do Viaduto Dona Paulina S/N. Centro de São Paulo.
Este histórico é baseado em depoimentos de seus fundadores que participaram diretamente da criação de nossa Entidade, sendo alguns depoimentos verbais, e outros declarações por escrito, entre nossos fundadores, destacamos o Dr. Ájax Walter César Silveira, o ultimo dos fundadores que permaneceu até a pouco tempo entre nós.

 

 

.